terça-feira, 26 de janeiro de 2016

Não suporto médicos!

Imagem via Pinterest
Pronto, já disse. 

Não, não tenho fobia a batas, sangue ou agulhas. Lido bem com tudo isso e até com a presença de todos eles, juntos. Não gosto mesmo é de médicos.
Até ser mãe, já tinha recolhido motivos de sobra - alguns deles que me acompanharão para sempre - para duvidar de todo e qualquer diagnóstico. Não foram poucas as vezes em que eu própria tinha chegado ao diagnóstico, muito antes de entrar no consultório, unicamente em busca de uma receita que de outra forma não conseguiria. 

Sim, sim. Precisamos deles e se agora eu cair para o lado, sei que será um deles a salvar-me a vida - espero! O problema é que não confio neles. Não suporto a arrogância, a prepotência, o ânimo leve com que, muitas vezes, apontam um diagnóstico e prescrevem x e y, quase sem olhar para o paciente. Eles mal ouvem. Não gostam. Querem que falemos pouco e, mais que isso, que perguntemos zero. E siga o próximo paciente, que será encaixado em mais uma das doenças standard da época, e que sairá directamente para a farmácia mais próxima, para se encher de antibiótico pela 3ª vez em 6 meses. 

Não suporto o pedestal em que se colocam e que os isenta da necessidade assumir qualquer tipo de erro. E também não suporto quem lá os coloca. 

A não ser que já tenham sido fortemente lesados por algum acto de negligência médica, estarão a pensar que eu sou louca e, acima de tudo, ingrata. Pois eu acrescento que, infelizmente, tenho demasiado crédito para falar - sei bem o que é precisar e ficar com um problema incomparavelmente maior do que o que inicialmente me fez procurar um especialista - portanto, sim, deixem-me lá ser legitimamente louca. 

Depois de ser mãe, especialmente depois que a Margarida entrou para a creche, penso que não se passou um mês sem que houvesse uma passagem pelas urgências. Em diferentes serviços de urgência. Digamos que numa média de 10 maleitas, eles falham 7. Curiosamente, quase todas elas acabam e começam na administração de antibióticos. "Mas a Margarida tomou antibiótico ainda há dois meses!" - e eles querem lá saber disso para alguma coisa?! Querem lá saber se isso vai apenas condenar a criança a ficar totalmente desprotegida e exposta a tudo o que por ela passar?!

Deste lado, não é uma mãe ingrata ou com pouca sorte que escreve. Escreve uma mãe que passou ainda ontem à noite por mais um episódio de urgência, que resultou numa prescrição de antibiótico "porque parece ser otite". Escreve uma mãe que, hoje, viu a filha acordar, após a primeira toma, de rosto inchado e completamente apática. Uma mãe que nem há 3 meses viu a filha ser internada com uma gengivoestomatite aguda, que inicialmente foi diagnosticada como otite/laringite - com prescrição de antibiótico. Sim, o episódio repetiu-se e hoje descobri as primeiras aftas na Margarida - antes disso, já tinha decidido não dar mais nenhuma toma de antibiótico porque, claramente, algo estava mal.

Não suporto médicos. Nestes quase 22 meses da Margarida, perdi a conta à quantidade de aberrações que ouvi, de "profissionais" muito pouco humanos, de diagnósticos errados (dados em 2 minutos, sem qualquer ponderação). Estamos a falar de bebés, de crianças! 

Naturalmente, sei que todas as generalizações são perigosas (e injustas) e que existem médicos excepcionais, que honram a profissão que escolheram e exercem. Simplesmente, esses existem em quantidade muitíssimo inferior. 

A minha filha foi examinada por um médico há menos de 24horas e, no entanto, fui eu que hoje tive de diagnosticar a minha filha e interromper o tratamento prescrito, que só estava a dar força ao vírus. É por isso que eu prefiro ser louca e não confiar cegamente em médicos.

P.s.: Caso algum médico se cruze com este post, faça-me um favor. Da próxima vez que lhe aparecer uma mãe (ou pai!) com um filho no colo, primeiro olhe-a nos olhos e ouça-a de verdade. Ela está aflita, preocupada. Se já faz isso, parabéns, continue o bom trabalho, este post não é para si.

Oh Happy Daisy | Facebook

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...